ANAPROSA | SUA JOIA CONTEMPORÂNEA
conhecendo os conceitos e suas nuances.
A definição do objeto joia, até a segunda metade do século XIX, não era complexa, já que estava atrelada ao valor implícito relacionado ao material no qual era produzida. A partir da última década do século XX, a joalheria desenvolveu uma “linguagem”, tendo se tornado uma prática reflexiva.
A joalheria contemporânea coloca o corpo em pauta, questionando seu o papel como o local natural para joia e passa a encará-lo como um lugar problemático e móvel, aberto a uma ampla gama de possibilidades e interferências.
A joalheria contemporânea compreende objetos, tal como nas obras de arte: explorar as potencialidades da criação e expressão. Objetos fazem a mediação entre pessoas, atos e situações. O objeto joia, neste sentido, destaca a atitude, a identidade e a personalidade, tanto do criador quanto da pessoa que a assume, constituindo um corpo. A joia contemporânea atua na mudança da relação do corpo com os adornos e o ornamento. O objeto resultante da joia contemporânea é um corpo material que atua na relação e fusão, interferindo e constituindo a imagem do outro corpo que é físico, do ser que “veste” a joia.
A joia é um símbolo cultural que conecta o corpo. E ao contrário de indicar a joia contemporânea como um conjunto fixo de coisas – pulseiras, colares, brincos etc. – a vemos como um método, uma atitude, ou uma prática de ação. A joalheria contemporânea só existe em movimento, um meio de expressão. Uma maneira de pensar as coisas. Os joalheiros se envolvem diretamente com os espaços nos quais seus trabalhos circulam – a galeria, o museu, as políticas governamentais, o corpo, as pesquisas, os livros e catálogos. Dessa maneira, o trabalho de alguns joalheiros contemporâneos é precisamente sobre o que significa para a joia existir em tais locais, e em que medida, a consciência da relação entre objeto e sua localização é efetivamente o seu tema.
Tal como nas obras de arte, no sentido de explorar as potencialidades da criação e expressão, a joalheria contemporânea envolve a criação, a escolha dos processos e materiais empregados, as temáticas abordadas pelo criador e a atitude do usuário/sujeito que opta em portar esse adorno e possuir a peça de joia. Além disso, a joia contemporânea tangencia as fronteiras entre arte, artesanato, moda e design, e reflete as condições da atualidade nas quais ela ocorre.